@pastor.rogeriogodoy   projeto2012mj7@hotmail.com     (11) 92002-9082     @PrRogerioGodoy                       

PROJETO C.A.S.A.

PROJETO C.A.S.A.

PROJETO C.A.S.A. (Célula de Ação Social em Amor)

 

 

1 – INTRODUÇÂO:

 

Numa sociedade, onde a “responsabilidade social” se apresenta apenas como uma alternativa para uma realização política ou de cumprimento de um “dever cristão” (caridade) ou um simples e objetivo “merchan”, percebemos que nossas crianças, adolescentes, jovens e população adulta de nossas carentes comunidades; assim bem como os usuários de drogas e álcool, doentes (sem assistência) e outros segmentos distintos de nossa sociedade, necessitam ser assistidos por um projeto sério, de metas definidas e legíveis aos administradores, técnicos, voluntários e mantenedores; e acima de tudo, aos “usuários”; estes, os quais necessitam receber o único alimento capaz de saciar sua fome de um “não se sabe oquê”. Isto é... o verdadeiro amor, que é Cristo!

Enquanto profissionais, e acima de tudo cristãos, cremos que a capacitação que temos na área social e pedagógica, unidas ao e compromisso com as sãs doutrinas e amor as vidas de nossos semelhantes, é um primeiro e deveras importante passo ao sucesso de nosso empreendimento, que é a colaboração para a descoberta de nossos usuários de seus direitos e deveres ante a sociedade e sua real possibilidade de crescimento na mesma!

Nossa capitação de recursos se fará através de doações, e também em venda de espaço em nossos veículos de propaganda (folders e jornais mini-tablóide).

Nosso recurso maior, como já mencionado, é a provisão de nosso Jeová Jireh e o amor que temos pelos excluídos. E com a união dessas coisas ao chamado profissional de cada um, temos por certeza que logo seremos um diferencial no atendimento a nossos usuários.

2 – JUSTIFICATIVA:

Muito embora percebamos, o empenho do poder público municipal de nossa cidade e de várias instituições filantrópicas e religiosas, temos visto que o resultado não têm sido muito satisfatório; pois averiguamos que não são os métodos que estão errados, mas a ideologia. A partir desta observação, nos propomos realizar um trabalho de despertamento social, tendo como princípio, meio e fim as palavras de Jesus o Filho de Deus, levada diretamente a nossos usuários através de nossa responsabilidade social.

3 – PÚBLICO ALVO:

Como superficialmente já mencionado na introdução, nossos usuários serão: Crianças, adolescentes e jovens das comunidades carentes vizinhas a nossa base; usuários de drogas em geral e alcoólicos (com devidos encaminhamentos à órgãos capacitados para reabilitação); e população adulta (incluindo a 3° idade) de nossas comunidades, que apresentem dificuldades no exercício básico de sua condição de cidadãos de direitos e deveres ante a sociedade em que vivem.

4 – ESTRATÉGIA:

Entrevistas com os possíveis usuários do projeto, avaliação de seus casos pelos devidos técnicos do projeto; ministração de cursos de alfabetização para adultos, inglês, espanhol, artesanatos, corte e costura, informática, teatro, música e dança; sedimento de castas básicas por um tempo determinado pela área social do projeto, para as famílias que apresentarem tal necessidade; mutirão comunitário; e um encontrão mensal nas comunidades com toda a equipe do projeto, num evento com atividades culturais, aconselhamento espiritual, lanche e almoço, ministração de louvor e palavra, no período de 8h da manhã até as 17h.

5 – OBJETIVO GERAL:

Apresentar uma nova oportunidade de vida para os usuários, presenteados com o conhecimento da vida do único que pode reverter sua situação, Jesus, sem deixarmos de executar a capacitação profissional de cada um de nós. E nosso usuário é a principal pessoa que possibilitará o sucesso deste projeto; pois após a orientação e acompanhamento, tudo e decisão!

6 – METODOLOGIA:

O projeto C.A.S.A., é um projeto técnico-missionário, e por este evidente motivo tem como metodologia de trabalho o levar a palavra de Deus através da ação social de profissionais da área como assistentes e educadores sociais, professores, enfermeira, psicólogos e diversos homens e mulheres comprometidos com a obra e capacitados para a mesma.

Ouvir, abrir fichas de histórico de vida e desenvolvimento, analisar e acompanhar, ministração de cursos de arte e alfabetização de adultos, visitas as famílias, ressocialização e socialização de nossos amados usuários; e outras e eventos periódicos, além do acompanhamento espiritual da equipe do projeto e seus atendidos, serão nossa metodologia de trabalho.

7 – RECURSOS:

Também, como já mencionado foi, as doações diversas ( alimentação, vestuário, material didático e lúdico, verba, etc.), venda de espaços para anúncios em nossos meios de divulgação do projeto (folders e mini-tablóide mensal), e o sistema de apadrinhamento de usuários, são as possibilidades que projetamos para captação de recursos.

8 – AVALIAÇÃO:

As avaliações acontecerão de forma mensal com toda equipe do projeto C.A.S.A. e a igreja apoiadora do projeto; mas também acontecerão encontros semanais da equipe técnica do projeto.

9 – CONCLUSÃO:

Motivar nossos usuários a uma reflexão e uma atitude de mudança, irá condicioná-los a por si só, sanarem suas debilidades sociais e espirituais. Cremos portanto que, no decorrer da execução deste projeto, os primeiros frutos serão colhidos num curto, porém deveras satisfatório, espaço de tempo. E as metas principais de nosso projeto, que é apresentar Cristo a nossos usuários e capacitá-los a sanarem suas dificuldades com dignidade e competência, serão alcançadas no dia a dia.

 

 

 

Rogério Godoy: Educador Social / Missionário Urbano