@pastor.rogeriogodoy   projeto2012mj7@hotmail.com     (11) 92002-9082     @PrRogerioGodoy                       

PROJETO BEN YESHUA

PROJETO BEN YESHUA

Logo do MJ7 Missões Urbanas 

      MJ7 MISSÕES URBANAS

 

 

PROJETO BEN YESHUA

(Subprojetos: Cristo Entraqui, Ben Yeshua Literatura e Informação; Jeruel; e Logus)

 

 

1. Introdução.  

Numa sociedade, onde a “responsabilidade social” se apresenta apenas como uma alternativa para uma realização política ou de cumprimento de um “dever cristão” (caridade) ou um simples e objetivo “merchan”, percebemos que nossas crianças, adolescentes, jovens e população adulta de nossas carentes comunidades, assim bem como os analfabetos, usuários de drogas e álcool, doentes (sem assistência) e outros segmentos distintos de nossa sociedade, necessitam ser assistidos por um projeto sério, de metas definidas e legíveis aos administradores, técnicos, voluntários, poder público, comunidade (a qual está inserido) e mantenedores; assim bem como os “usuários” – estes, os quais necessitam receber, junto aos cuidados técnicos,  o único alimento capaz de saciar sua fome de um “não se sabe o quê”. Isto é... o verdadeiro amor de Deus.

Enquanto profissional  da área social – sou educador social – tenho capacitação para desenvolver o que a seguir descrito será; mas, creio que acima de tudo minhas doutrinas cristãs, é que farão a grande diferença na execução deste tão grandioso projeto. A capacitação social e pedagógica unida as sãs doutrinas, são uma grande potência para o enfrentamento dos problemas sociais de nossa comunidade, cidade, estado e nação.

O PROJETO BEN YESHUA, da MJ7 Missões Urbanas, tem três subdivisões para seu programa inicial:

 

*Projeto Ben Yeshua Literatura e Informação;

*Projeto Jeruel/Art-Gospel;

*Projeto Logus de Alfabetização de Adultos

*Projeto Cristo Entraqui 

 

1.1 -  Projeto Ben Yeshua Literatura e Informação.

Este projeto trata da re-edição dos livros (contos e romances sociais) do Missionário e Educador Social Rogério Godoy, que se fará de forma mensal e em formato Tablóide (Jornal em caderno), em conjunto com a edição do mês do informativo cultural/cristão Ben Yeshua. A venda destes dois exemplares será em forma de assinatura e direta com o público alvo: Cristãos.

 

 

 

 

1.2 - Projeto Jeruel/Art-Gospel.

Por ter formação teatral (Capacitado pela U.E.R.J – Universidade do Estado do Rio de Janeiro), ser filiado a SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) e fazer parte de uma banda musical (Os Anjos Guerreiros); Tenho grande apresso pelas artes. E está será a estratégia deste projeto. Selecionaremos inicialmente dez jovens de uma comunidade próxima a sede da MJ7, para estarmos ministrando aulas de dança, teatro, música (instrumentos e canto), trabalhos manuais e poesia. Num período previsto de 12 meses..

E todos os usuários deste projeto receberão alimentação no período de ministração destas aulas em nossas dependências; respeitando os horários de refeição: Lanches na parte da manhã e também a tarde; e almoço, caso haja a necessidade de permanência unindo as duas partes do dia.

 

1.3 - Projeto Logus de Alfabetização de Adultos. 

Muito ouvimos falar da necessidade de melhoria da qualidade do ensino em nosso país, mas pouco se fala de alfabetização de adultos. Este braço do Projeto Bem Yeshua irá operar nesta área; buscaremos nas comunidades próximas a nossa sede, pessoas com que se encaixem com esta necessidade: Alfabetizar-se.

Temos por intenção, também selecionar, para o inicio de nosso curso, um grupo de 10 alunos adultos. Buscaremos ter em nosso quadro pedagógico dois professores (homem ou mulher) para melhor atendermos aos alunos do curso.

O curso será ministrado no horário noturno e também com o sedimento de lanche para os alunos.

 

1.4 - Projeto Cristo Entraqui. 

Um sábado por mês  o MJ7 Missões Urbanas fará um evento de um dia inteiro dentro da comunidade vizinha a sede do projeto. Com brincadeiras, dinâmicas e competições para as crianças, distribuição de doces e brinquedos, corte de cabelo e manicura, atendimento espiritual para as famílias, workshops, vídeo-palestra e atendimento médico e dentário para toda a comunidade. Culminando com um culto de louvor e adoração a Deus.

 

 

2. Justificativa.

Muito embora percebamos, o empenho do poder público municipal de nossa cidade e de várias instituições filantrópicas religiosas, temos visto que o resultado não tem sido muito satisfatório, não ineficácia dos “projetos”, mas pela necessidade de um maior número dos mesmos, e a união de todos. Percebemos também que alguns métodos de trabalho têm uma excelente mão de obra; mas uma metodologia ineficaz. Temos como principal metodologia de trabalho Amor Cristão; pois cremos, que a maioria dos “usuários” tem uma carência maior do que a de fome, agasalho, de dinheiro, ou mesmo de um teto; eles precisam ser e saber que são amados. E para isso, nada melhor do que apresentar-lhes o amor de Cristo através de nossas vidas.

3. Público Alvo.

A prioridade de usuários do projeto é de crianças, jovens e adultos das comunidades adjacentes a sede da MJ& Missões Urbanas.

Isso com exceção do Projeto Bem Yeshua Literatura e Informação, que é para venda ao público cristão.

 

4. Estratégia.

Abordagem por missionários/educadores sociais nas comunidades carentes da região, para os projetos de ação social; e participação das igrejas locais, para a distribuição e vendas dos exemplares dos livros e do Informativo.

 

5. Objetivo Geral.

Oferecer uma nova oportunidade de vida para os usuários, através de um programa de resgate e valorização do individuo enquanto cidadão.

 

6. Metodologia.

Este projeto tem como metodologia de trabalho o resgate da dignidade do usuário através do mapeamento e acompanhamento do mesmo por nossa equipe técnica; e na participação em nossas oficinas de arte, no curso de alfabetização de adultos, e em nossas palestras e trabalhos de campo (Projeto Cristo Entreaqui).

 

7. Recursos.

Os recursos para a execução deste projeto virão em parte, das verbas publicas para a área social, através de uma sólida parceria com a prefeitura do município, que “monitorará” as atividades da ong executora do projeto. Isto, após um ano de execução do projeto, como é exigido pela lei orgânica do município.

Mas, para o inicio dos trabalhos contaremos apenas com as vendas da COLETÂNEA MJ7 Missões Urbanas, com parte das vendas dos Livros-Jornais do Bem Yeshua, e com doações do comércio local e extra-local, da contribuição das igrejas, dos padrinhos de cada usuário do projeto, e de “diversos”.

 

8. Avaliação.

As avaliações ocorrerão de forma mensal ordinária, ou extraordinária, se necessário, e terão a participação da administração, da equipe técnica e dos educadores do MJ7 e do projeto Bem Yeshua, e também de representantes da comunidade, do comércio e das igrejas locais (estes três últimos como convidados).

 

9. Conclusão.

Motivar os usuários a uma reflexão e uma atitude de mudança de sua realidade, irá condicioná-lo a por si só sanar suas debilidades sociais. No decorrer da execução deste projeto, temos por certeza que os primeiros frutos a parecerão num curto espaço de tempo; e este é o desejo de viver, de quem morto estava para si e para a sociedade.

E a palavra de Deus, através da pessoa de Jesus Cristo é para nós a mais poderosa arma para vencer esta tão árdua batalha.

 

 

10. Pensamento Final.

“Se o amor de Cristo for vivo em nós,

também fará viver ao que verdadeiramente

amarmos com Seu amor!”

 

  

  

 

 

                           Rogério Godoy

                                                     (Educador Social e Escritor)

                                                      Diretor do MJ7 Missões Urbanas

                                   E autor do PROJETO BEN YESHUA

                                                     e-mail / orkut / msn: mj7.godoy@hotmail.com

 

 

   

*Contribuições para este projeto:

 

Conta Poupança:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Ag. 3092

Op. 013

Conta n°. 00011371-0

Em nome de Rogério Godoy de Araujo (CPF 924 533 097 49)

Twitter de Rogério Godoy: @rogeriogodoymj7

Facebook: Rogério Godoy Mj Sete

Facebook do MJ7: Mj Ste Missões Urbanas

Orkut: mj7.godoy@gmail.com

Tel. (11) 3439 2267